A Mecânica de Fluidos é a área da física que estuda a força através dos fluidos e a Hidráulica é apenas uma parte desse estudo. Dentro da Hidráulica, temos mais dois estudos, Hidrodinâmica e Hidrostática.
Muito primitiva, a Hidrodinâmica estuda os fluidos em movimento. Um exemplo é a roda d’água que, ao receber a força da correnteza do rio, é impulsionada a girar. Isso gera uma determinada energia que pode ser aplicada em algo.
Já a Hidrostática é o estudo dos fluidos estáticos, ou seja, em repouso. A energia nesse caso, se dá pela pressão que movimenta o fluido.
Na série, nosso foco será sobre a parte da Hidráulica voltada para a Hidrostática. Portanto, sempre que falarmos de Hidráulica daqui por diante, tenha em mente que estamos falando dos fluídos em repouso movimentados pela pressão.
Hidráulica
Os primeiros estudos sobre hidráulica se iniciaram por volta dos anos de 1640, por meio das ideias de Galileu Galilei, Evangelista Torricelli e Blaise Pascal. Mas foi Pascal, em 1948, quem criou uma das primeiras leis da Hidrostática ao afirmar que “a pressão aplicada a um fluído confinado e em repouso, se transmite com a mesma intensidade através de todo o fluído”.

Observando a imagem ao lado é possível entender melhor o principio da lei criada por Pascal. Ao se empenhar uma força (F) em um determinada área (A), estamos fazendo pressão (p) para que haja um deslocamento (s).
Falar das vantagens da hidráulica pag 3 manual……….
Muito bem! Antes de seguirmos com o entendimento, o que sabemos sobre Hidráulica ?
- Sabemos que é parte de um estudo físico denominado de Mecânica de Fluídos;
- Que se divide em outros dois estudos, Hidrodinâmica e Hidrostática;
- Nosso foco estará voltado para a Hidrostática, o estudo de fluídos estáticos que se movimentam com a pressão.
Mas vocês já deve estar se perguntando: O que é Fluído? O que é pressão? Existem outros elementos além desses? Preciso saber sobre cada um deles?
Sim, existem outros elementos e sim, é preciso saber o que significa cada um deles! Porém, vamos com calma, passaremos por cada um desses elementos a medida que forem surgindo dentro do estudo.
Antes é preciso esclarecer algo sobre essa nossa série de artigos. Os artigos que postaremos, não terão o objetivo de capacitar pessoas como profissionais do segmento, apenas proporcionar um ligeiro conhecimento acerca do assunto. Se com isso despertarmos o interesse pelo assunto, existem muitas escolas espalhadas pelo país que poderão capacitá-lo e certificá-lo como um profissional da Hidráulica.
No próximo post seguiremos falando sobre alguns elementos importantes nesse primeiro momento e seus significados. Até lá!