Muitos não sabem, mas a Lamborghini teve seu primeiro destaque como fabricante de tratores agrícolas. Somente 15 anos depois a marca veio se tornar conhecida como fabricante de carros.
Saiba um pouco sobre a história da marca e como ela foi de fabricante de tratores agrícolas a fabricante de Supercarros.
Lamborghini tratores – A divisão que você não conhecia
Como dito anteriormente, a Lamborghini iniciou sua história como fabricante de tratores, por meio das ideias de um homem chamado Ferruccio Elio Arturo Lamborghini (1916 – 1993).
Italiano e filho de fazendeiros, Ferruccio criou sua marca de tratores no período pós-guerra, depois de amargar uma frustração na carreira como piloto de automobilismo.
Separando o Joio do Trigo, ele criou uma receita de sucesso que mais tarde, lhe proporcionou novos negócios.
A receita
Durante a segunda gerra mundial, muitos itens foram acumulados. Passado o período das batalhas, tudo o que sobrou foi armazenado em campos fechados por toda a Europa.
Com o intuito de se desfazer dessas sobras foram promovidas algumas vendas, onde quem tivesse interesse no material, podia levá-lo ao preço do peso (quilo).
Ferruccio, que havia sido prisioneiro de guerra e esteve incumbido de realizar as manutenções dos veículos militares, sabia exatamente do que se tratavam as sobras e logo pensou em como aproveitá-las.
A atividade agrícola era muito comum na região e a necessidade de uma linha de máquinas e equipamentos para o empenho das atividades era enorme, eis o estopim que gerou a explosão do nome Lamborghini.
O primeiro modelo fabricado foi um híbrido de trator e carro. A receita deu tão certo que em 1948, Ferrucio abre a sociedade Lamborghini Trattori S.p.a.
A Evolução da idéia

No ano de 1951 surge o primeiro trator agrícola genuinamente Lamborghini produzido em série, o L 33. O modelo era dotado de um motor 6 cilindros MORRIS, projetado pelo próprio Ferruccio. Em 1952 a empresa lança dois modelos, o DL 30 e DL 40, que utilizavam um motor a diesel MWM.
Três anos mais tarde , em 1955, a marca lança seu primeiro trator de esteira, o DL 25C. Esse modelo podia ser vendido tanto com o motor movido a petróleo Lamborghini quanto com o motor MWM diesel.
Embala pelas vendas, em 1956, a Lamborghini tratores inaugura uma nova instalação, capaz de atender a demanda de seus produtos e no ano seguinte, lança o DL 30C.
Sempre em busca de atualizações, em 1962 ela lança uma linha de tratores com motor arrefecido a ar, batizados de 2R DT. Quatro anos depois, todos os tratores da marca passam a receber caixas de velocidades sincronizadas.A gama de produtos oferecidos pela Lamborghini aumenta em 1968, com a linha R 480 de grande potência.
Sob nova direção
Em 1973, a Lamborghini Trattori é vendida ao Grupo SAME.
Sob o comando do grupo, sua produção chega ao número de 5000 tratores produzidos e em 1980, a empresa já é a terceira maior fabricante de tratores, tendo fabricado e vendido 10.000 unidades.
Inovação é a palavra de ordem dentro da marca e em 1983, a Lamborghini injeta no mercado uma nova linha de máquinas, de características inovadoras e motores refrigerados a água.
Mais seis anos se passam e a linha de tratores recebe injeção eletrônica e novas unidades de comando. Em 1991, já com a nova série denominada RACING de alta potência, é adaptado a transmissão Eletronic Power Shift.
Já em 1993, a marca lança a linha RUNNER, que são tratores menores para agriculturas de menor proporção e o cuido de áreas de verdes.
Produção que não para

Após 14 anos, em 2007, a Lamborghini lança a linha RF.
No ano de 2010 uma nova linha de tratores de esteira é anunciada. Essa linha chegou a ser finalista em uma competição realizada por uma revista italiana do setor.
Em 2013 surge a linha NITRO. O visual agressivo elaborado pelo mesmo estúdio que cuida dos supercarros, rendeu um troféu de design para a marca.
Atualmente a Lamborghini Trattori conta com 27 modelos e variações capazes de atender a qualquer necessidade. As máquinas são divididas em 4 categorias, sendo elas campo aberto, vinha e pomar, tratores de esteiras e a linha mini. A marca ainda possui uma subdivisão, de tratores menores voltados para o pequeno cuido de áreas verdes ou trabalhos menos pesados.
Lamborghini – Os Supercarros
A história da marca Lamborghini Automobili, inicia oficialmente em maio de 1963.
Ferruccio resolveu criar a marca após uma desavença com Enzo Ferrari, expondo uma melhoria para um problema latente na embreagem de sua Ferrari 250GT, adquirida à época.
Muitas versões daquilo que Enzo disse a Ferruccio são ditas, mas seja o que for que Enzo tenha dito, despertou em Ferruccio um desejo de criar um carro que superasse o modelo Ferrari.
Eis que surge o primeiro carro fabricado pela marca, o 350GTV.
Na continuidade surgiram os modelos 350 GT, 400 GT e 400 GT 2+2, mas todos esses carros tinham basicamente a mesma aparência, o que levou Ferruccio e sua equipe a pensar em projetos mais ousados.
Da-se início ao icônico rebanho Lamborghini.
O primeiro touro do rebanho

Fomentando todas as especulações acerca do escudo da marca e dos nomes dos carros fabricados pela Lamborghini, a marca lançou o Miura, nome dado a uma “raça” de touros criada para as touradas.
O Miura foi na sua época, o carro mais rápido do mundo, chegando a alcançar a velocidade de 280 Km/h.
Ele era capaz de fazer de 0 a 100 Km/h em 6,7 segundos. Tudo isso graças ao seu motor central V12. O Lamborghini Miura foi precursor do que hoje chamam de Supercarros.
Características que se destacam
Após o estouro causado pelo Miura, a Lamborghini lançou um conceito denominado Marzal. Sua principal característica está presente nos carros da marca até hoje, as portas de abertura vertical.


Em seguida ela lançou os modelos Islero, Espada, Jarauma, Urraco, Silhouette, Jalpa e o célebre Countach.
O Countach também agregou muito à marca com seu design de linha única, também presente nos modelos de hoje.
Ao longo dos anos 70 a marca foi da ascensão a falência.
Em 1980, quando surgiram os rumores de que a marca estava sendo liquidada, os irmãos Mimran, resolveram comprar a empresa.
Dança das cadeiras
Em 1981 a empresa já se apresentava novamente no mercado, expondo no Salão do Automóvel de Genebra uma versão reestilizada do Miura e o Countach exibindo uma enorme asa traseira.
O trabalho dos irmãos Mimran à frente da marca continuou com a criação do modelo Jalpa e de um modelo off-road de alto desempenho denominado de LMA.

Nos anos seguintes a 1981 até 1987, o modelo Countach sofreu algumas mudanças mecânicas que elevaram o nível do carro, destacando-o ainda mais dos concorrentes. Uma dessas versões foi batizada de Quattrovalvole.
Em 1987 a empresa foi comprada pela Chrysler e sob o comando da norte-americana foi produzido um motor exclusivo para a Fórmula 1, no entanto, a presença da Lamborghini na categoria não durou mais que 3 anos.

O ano é 1990 e surge o Diablo. O modelo vinha com duas opções de tração, traseira e integral. O lançamento oficial dessa versão batizada de Diablo VT aconteceu em 1993 no Geneva Motor Show.
A tração integral incorpora todos os modelos da marca desde então.
Em 1994 a Chrysler bolonhesa foi repassada a um grupo de investidores indonésios, que no comando da Lamborghini, lançaram diversas versões para o modelo Diablo.
Foi feita ainda, uma especulação para substituir o Jalpa, mas esse não chegou a sair do papel.
Já passados 7 anos desde o lançamento do Diablo, a empresa, se mostrava inquietante para lançar um novo modelo. A Lamborghini vinha fazendo parcerias com a Audi para novos carros, até que em 1998, a empresa alemã decide comprar a marca italiana. Foram quatro gestões em menos de 20 anos, mas essa última gestão mostrou a que veio.
Gestão que faz diferença

Versões adjacentes foram criados ao longo de sua produção, inclusive uma comemorativa dos 40 anos da marca em 2003.

Também em 2003, a marca lança o modelo Gallardo para fazer companhia ao Murciélago.
O Gallardo elevou o nome da marca. O número de unidades vendidas do Gallardo, considerando todas as versões, supera o total de unidades vendidas até sua chegada.
Em 2012 a maca substitui o modelo Murciélago pelo modelo Aventador e em 2014 o Gallardo pelo Huracán.


No final de 2017 a Lamborghini oficializa o lançamento do Urus, segundo SUV da marca e o primeiro SUV com DNA de supercarro. O modelo já era especulado desde 2012 quando foi apresentado como um conceito no salão de Pequim. O SUV promete dobrar as vendas da marca, quem sabe fazendo o mesmo sucesso que o “irmão” Gallardo.
Seja por meio dos seus tratores ou supercarros, a Lamborghini entrega aos felizes proprietários da marca, produtos capazes de satisfazerem suas necessidades profissionais e/ou pessoais